domingo, 9 de janeiro de 2011

Lançamento 2011: ALIEN SPUTNIK - "O FIM DAS ESPÉCIES"


2011 mal chegou e já temos um novo CD chegando às lojas em Campo Grande/MS. Trata-se de "O Fim das Espécies", do duo Alien Sputnik, formado por Marino Filho (vocal, programações, teclados, produção) e Alessandro Victória (vocal, produção). O nome Alien Sputnik é uma referência à duas bandas que influenciaram a estética sonora da dupla: Alien Sex Fiend e Sigue Sigue Sputnik. Fazendo um estilo eletrônico retrô conhecido como cyberpunk, o duo chegou a gravar no ano 2.000, uma fita cassete "demo" ("Míssil Transmissível") e algumas apresentações entraram para o curriculum: UFMS, Escola Joaquim Murtinho e Bar Fly. As atividades musicais no início de 2.001 tiveram fim, em decorrência das atividades profissionais de Alessandro e Marino.

Dez anos se passaram e o Alien Sputnik faz a sua nave sonora decolar de novo, e em altos decibéis. Cinco músicas da primeira demo marcam presença nesse novo trabalho, e outras cinco novas composições fecham o pacote eletrônico. Com um discurso vigoroso e cheio de armas apontadas para as principais instituições sociais (Igreja, governos, sistemas políticos, etc.), o Alien utiliza recursos da poesia concreta e faz citações emblemáticas de alguns "ídolos" (Bukowski, Décio Pignatari, Voltaire...), valendo-se do velho lema punk "Do it yourself" (faça você mesmo), já que Marino e Alessandro são os próprios produtores e não tem selo, produtora e nem gravadora. Marino Filho é o encarregado dos arranjos e parte musical, mesmo assim ainda sobrou tempo pra compor uma letra, "Caso de Vida". Alessandro Victória é o principal letrista, são dele oito textos. A última música do CD é um cover da banda industrial canadense Skinny Puppy, também uma referência para o Alien. Os dois amigos de longa data dividem os vocais, característica marcante do álbum, além da sonoridade eletrônica mas com o velho vigor punk e as letras diretas e engajadas.
Álgumas músicas do CD estão no site Soundcloud: http://soundcloud.com/aliensputnik

Um sopro de esperança no ar cada vez mais enferrujado de nosso Estado. Escute o CD, compre, empreste, faça download... mas escute, e com o encarte na mão. Ou então, como diz um trecho emprestado do poeta Décio Pignatari na segunda faixa do álbum ("Satélite Demente"):


"Beba coca-cola
Babe cola caco."


.............................................................................................................

Contato Alien Sputnik:

Tel: 9228-2670 (Juba)



Nenhum comentário:

Postar um comentário